O único hospital de Santa Fé fechou, e agora? Fomos até lá…

0

FDSC_0198Desde o dia 01 de Janeiro o antigo e único hospital que funcionava no município de Santa Fé fechou as portas. Muita polêmica foi gerada com essa atitude dos proprietários do local. O Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças era mantido basicamente pelo SUS e uma parceria com a Prefeitura Municipal.

De acordo com dados disponibilizados pela administração municipal, o contrato com o hospital girava em torno de R$ 105.000,00 mensais para atendimentos depois das 17 horas e em finais de semana (sábado e domingo) e feriados.

E agora, como será que anda a saúde pública de Santa Fé? O Jornal Terceira Opinião foi averiguar…

Para suprir o atendimento prestado no hospital, a administração municipal implantou uma extensão do NIS – 24 horas, desde o dia 28 de dezembro. Além disso, foi inaugurada uma nova Unidade Básica de Saúde nas proximidades da Prefeitura, a UBS – Dr. João Trevisan.

DSC_0188Nela são disponibilizados mais de 420 tipos de remédios gratuitos e realizadas até 120 consultas eletivas diárias. A nova UBS funciona nos moldes da UBS do Jardim Alvorada, já existente no município, atendendo das 08 as 17. Já a extensão do NIS fica à disposição 24 horas por dia para casos de urgência e emergência.

“O paciente recebe o acolhimento e passa por uma avaliação da equipe de enfermagem. Se o caso for mais grave são encaminhados ao setor de urgência e emergência, que conta com um médico, enfermeiro e técnico de enfermagem de plantão”, relatou a enfermeira, servidora do município, Liliane Assunção.

DSC_0194

AMBULATÓRIO DO TRABALHADOR

Perguntamos à enfermeira Liliane como ficarão os casos em que os munícipes trabalham no mesmo horário do atendimento da UBS (08 as 17), mas não apresentam caso de urgência e emergência. Como eles farão para serem atendidos para consultas eletivas, já que os horários coincidem.

Sobre essa questão, a enfermeira garantiu que a administração municipal junto com a secretaria de saúde irá criar nas próximas semanas o “Ambulatório do Trabalhador”.

Nele, serão agendadas um número especifico de consultas diárias, para atender os moradores que em hipótese alguma pode se desvencilhar do trabalho, ou que trabalham fora do município.

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×