Os pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e do Espírito Santo (Ufes) descobriram uma nova espécie de peixe no Brasil, o Acyrtus simon. A descoberta vem depois de 28 anos de pesquisa na ilha de Trindade.
O nome do peixe é uma homenagem feita a Thiony Simon. O doutor em biologia animal pela Ufes faleceu em um mergulho durante o pós-doutorado.
Já a ilha da Trindade, local conhecido por ser o “paraíso das novas descobertas”, é o lar de Acyrtus Simon, a espécie de peixe-ventosa analisada. O local fica a 1,1 mil quilômetros de Vitória, capital do Espírito Santo.
Entre suas características, o peixe possui cerca de 3cm de comprimento, tons de rosa, e o truque de “grudar” nos lugares para não ser levado pela correnteza.
A pesquisa teve início em 1995. O biólogo João Luiz Gasparini foi um dos pesquisadores que mais fez expedições científicas à ilha da Trindade.
“A fauna, assim como a flora de Trindade, desperta um interesse extremo nos pesquisadores devido ao isolamento geográfico, que propiciou a evolução de espécies únicas, endêmicas, neste pequeno ponto imerso no meio do Atlântico”, afirma Gasparini.
fonte: metropoles.com