Um homem foi multado em R$90 mil após desmatar cerca de 5,1 hectares com uso de fogo, em uma Área de Proteção Ambiental (APA) de Mata Atlântica, segundo a Polícia Ambiental. O caso foi registrado na quarta-feira (19/01), em Quedas do Iguaçu, no oeste do Paraná.
O crime foi na mesma área de proteção ambiental, localizada no Assentamento Celso Furtado, onde no fim de 2021, um incêndio destruiu cerca de 600 dos mais de 1000 hectares que compõe a reserva.
Conforme a polícia, após uma denúncia anônima, policiais do Batalhão Ambiental foram até uma propriedade rural na comunidade Nossa Senhora Aparecida, dentro do assentamento, onde constataram o crime. Após a multa, a polícia disse que comunicou o Ministério Público para as providências cabíveis. A propriedade foi embargada.
Um incêndio em dezembro de 2021 atingiu cerca de 600 dos quase mil hectares desta mesma área de preservação ambiental onde o homem foi multado. A polícia investiga o caso porque moradores da região afirmam que o incêndio foi criminoso.
De acordo com a prefeitura de Quedas do Iguaçu, o fogo queimou matas, plantações e matou animais. O incêndio, segundo a administração municipal, colocou em risco várias casas e animais do assentamento Celso Furtado, local que abriga mais de mil famílias.
A fumaça também atingiu municípios vizinhos. A Defesa Civil foi acionada e trabalhou juntamente com os bombeiros com seis equipes. Os incêndios foram controlados após uma chuva registrada no município no dia 30 de dezembro de 2021.
Conforme a Polícia Ambiental, em 2021 foram atendidas cerca de 900 ocorrências relacionadas a crimes ambientais no oeste e sudoeste do Paraná. Estas ocorrências resultaram em mais de R$ 12,8 milhões em multas.
As áreas de desmate ilegal autuadas somaram cerca 923,2 hectares. Nestes locais, foram apreendidos cerca 2,6 mil quilos de carvão e 747,2 metros cúbicos de madeira.
Segundo a polícia, foram atendidas 108 ocorrências em áreas de conservação ambiental e 89 de pesca ilegal.
Ocorrências de crimes de poluição ambiental foram 80. Pelo menos 842 aves foram apreendidas ou resgatas.
Fonte: g1.globo.com