Ao menos oito municípios deverão explicar ao Tribunal de Contas do Estado, até o final desta semana, os motivos de um suposto baixo índice de aplicação das vacinas contra a covid-19 recebidas da Secretaria de Estado da Saúde.
Dentre as prefeituras notificadas está as de Colorado e Ivatuba, na microrregião de Maringá, que apresentaram índice inferior 70% da aplicação dos imunizantes enviados, de acordo com informações do painel de vacinação do Ministério da Saúde.
Segundo o levantamento que foi concluído na última seta-feira(9), a pior situação no respectivo dia, era a de Palmeiras (58,70%), seguida de Candói (64,25%), Colorado(66,47%), Ivatuba(67,03%), Doutor Ulysses(67,6%), São Pedro do Iguaçu(67,94%), Tunas do Paraná(68,02%) e Lapa(68,05%). Ainda no dia 9 os ofícios foram enviados aos prefeitos, com prazo de cinco dias para o envio dos esclarecimentos.
Tais medidas integram o trabalho de fiscalização feito pelo TCE-PR sobre o processo de vacinação no estado. A intenção primordial do Tribunal é garantir um processo de vacinação ágil, eficaz e que respeite a ordem de prioridades ordenadas pelas autoridades de saúde.
A comissão de gastos com a covid-19 enfatizou no ofício enviado às oito prefeituras, a importância do registro diário e de forma individualizada, no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), dos dados referentes à aplicação das vacinas.
Fonte: angelorigon.com.br