Ministério da Saúde libera o uso da cloroquina no SUS em todos os casos de covid-19

0

Hoje, o Ministério da Saúde divulgou um protocolo que libera o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina até para casos leves de coronavírus. Até então, o protocolo só previa o uso para casos graves. 

A mudança no protocolo veio do presidente Bolsonaro, que já vinha erguendo a bandeira do uso da medicação para todos os casos de covid-19. O remédio não tem comprovação científica que cure o coronavírus. Nenhum estudo em outros países do mundo comprovou a eficácia. 

Essa questão foi atrito de Bolsonaro com os dois ministros que deixaram o cargo no último mês, Mandetta e Nelson Teich. 

O novo protocolo afirma que é necessário recomendação médica e autorização do uso pelo paciente. É preciso assinar um termo de consentimento que diz que “não existe garantia de resultados positivos” e que “não há estudos demonstrando benefícios clínicos”.

O documento ainda reitera que os pacientes tem que tomar conhecimento que a cloroquina pode causar efeitos colaterais que podem levar à “disfunção grave de órgãos, ao prolongamento da internação, à incapacidade temporária ou permanente, e até ao óbito”.

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

Site offline

Importante: Nós usamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso Site. Para saber mais sobre nossas políticas, veja em Política de  Privacidade.

Criado por WP RGPD Pro
× Falar com a Redação!