Ministério anuncia vacinas contra a dengue para 30 municípios do Paraná; veja quais

0

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (25), a lista de 30 cidades do Paraná que vão receber a “Qdenga”, vacina gratuita contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a pasta, as vacinas serão destinadas para regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos 10 anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes.
A escolha das cidades, segundo o ministério, levou em conta também as cidades com altas taxas da doença nos últimos meses. A imunização começa em fevereiro.

De acordo com o ministério, serão duas doses da vacina com intervalo de três meses entre elas. Pessoas de 10 a 14 anos serão prioritárias por estarem entre o público com maior número de internações pela doença.

O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 – todos podem causar as diferentes formas da doença.

Confira as cidades que receberão as doses:
Londrina
Cambé
Rolândia
Jaguapitã
Ibiporã
Florestópolis
Bela Vista do Paraíso
Jataizinho
Primeiro de Maio
Sertanópolis
Tamarana
Porecatu
Assaí
Miraselva
Lupionópolis
Guaraci
Centenário do Sul
Alvorada do Sul
Pitangueiras
Prado Ferreira
Cafeara
Foz do Iguaçu
Medianeira
São Miguel do Iguaçu
Santa Terezinha de Itaipu
Missal
Itaipulândia
Matelândia
Serranópolis do Iguaçu
Ramilândia

O que é a Qdenga e como ela age?

A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma.
O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano.
A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

A Qdenga vai ser aplicada de graça?
Agora o imunizante do laboratório Takeda Pharma passou a integrar também o Programa Nacional de Imunizações (PNI), que reúne as vacinas aplicadas gratuitamente pelo SUS.

Desde a aprovação pela Anvisa, em março, clínicas particulares passaram a disponibilizar a vacina Qdenga para seus consumidores.

 

Reprodução

 

Fonte: g1.globo.com

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×