MG: risco de rompimento de barragem leva alerta a cidades

0

 

A Prefeitura de Pará de Minas e a Defesa Civil emitiram alerta, neste domingo (9), para que os moradores das cidades, Pitangui e Onça de Pitangui, que moram abaixo da Usina do Carioca, deixem as casas imediatamente, pois há alto risco de rompimento da barragem. De acordo com informações divulgadas, trata-se de uma barragem de água, não de dejetos.

Em vídeo divulgado no Instagram, Maurício Azevedo, que faz parte da assessoria de imprensa da Prefeitura de Pará de Minas, ressalta o alerta para os moradores. “É imprescindível que os moradores do entorno da barragem de carioca deixem suas casas imediatamente, pois existe o risco iminente da barragem romper”, disse. 

Equipes da Prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão no local. Está em funcionamento o ponto de apoio em Carioca, no Posto de Saúde e no Salão ao lado da igreja. O objetivo é receber as famílias dos moradores das imediações da barragem que não tem para onde ir.

“Caso ocorra o rompimento, o risco de atingimento é das áreas abaixo da barragem, próximo aos rios São João e Pará. A mancha de inundação do plano de ação da empresa Santanense (responsável pela barragem) não contempla a zona urbana de Pará de Minas”.

Já o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), informou que, “conforme noticiado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), está atuando nas evacuações preventivas das pessoas localizadas nas imediações da Represa do Carioca. O CBMMG atuará juntamente com os demais órgãos no Sistema de Comando de Operações já instalado no local”.

Fonte: tnonline.uol.com.br

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×