O Tribunal da Coroa de Londres, na Inglaterra, iniciou nesta semana a análise dos fatos relacionados à morte de uma criança de quatro anos, encontrada esfaqueada em seu berço ao lado da mãe. Keziah Macharia, de 43 anos, é acusada de ser responsável pela morte do filho, Kobi Dooly-Macharia, mas foi considerada inapta para ser julgada criminalmente devido a questões de saúde mental.
Segundo o site Daily Mail, o caso ocorreu em 20 de dezembro de 2023. A promotoria informou que a criança apresentava múltiplos ferimentos provocados por arma branca, além de indícios de tentativa de estrangulamento. O corpo foi encontrado por policiais em um berço, ao lado de uma cama de casal. A morte foi oficialmente registrada às 00h06 do dia 21 de dezembro.
A juíza Thornton determinou que o processo ocorra por meio de uma “audiência de apuração de fatos” — um tipo de procedimento utilizado quando a pessoa acusada não tem condições legais de enfrentar um julgamento criminal. Nessa etapa, os jurados não avaliam culpa ou intenção, mas apenas se a ré foi de fato autora das ações que levaram à morte da criança.