Uma menina de três anos morreu após ser picada por um escorpião amarelo em Assis Chateaubriand, na região Oeste do Paraná. A menina foi picada pelo animal na noite de segunda-feira (15) e chegou a ser encaminhada na madrugada de terça-feira (16), em estado grave, para o Hospital Universitário, em Cascavel, mas não resistiu às complicações respiratórias e cardíacas decorrentes do veneno do animal.
Segundo informações da Regional de Saúde de Toledo, a criança foi levada pelo pai assim que sofreu a picada, no sofá de casa, para o Hospital Beneficente Moacir Michelleto, de Assis Chateaubriand. O homem teria encontrado o aracnídeo e procurou o hospital da cidade. Como a intoxicação se agravou, a menina foi transferida para a unidade de serviço especializado de Cascavel, no começo da madrugada, onde recebeu o soro antiescorpiônico. Ela chegou a ficar internada na UTI pediátrica do Hospital Universitário, mas morreu no final da tarde de terça.
Segundo a diretora da regional de Toledo, Denise Liell, o tratamento feito com a menina seguiu os padrões recomendados para o caso e sua morte foi decorrente de uma combinação de fatores que agravaram seu quadro. “O atendimento foi normal e foi dado o encaminhamento correto para o caso. Não houve demora ou falha de atendimento”, garantiu.
De acordo com a diretora, casos de picada em crianças de até 10 anos e idosos requerem maior atenção, já que são pessoas mais suscetíveis às complicações decorrentes do veneno do inseto. “Conforme o tamanho da criança e a dose do veneno, o caso pode ser mais ou menos grave. Crianças com menos de 10 anos e idosos são mais complicados. A criança pelo tamanho e pela massa corpórea, e o idoso pela própria condição de resposta do organismo”, destacou.
Com informações de Notícias de Rolândia