Maratonista mais velho do mundo morre atropelado aos 114 anos na Índia - Jornal Terceira Opinião

Maratonista mais velho do mundo morre atropelado aos 114 anos na Índia

0

Fauja Singh, conhecido mundialmente como o maratonista mais velho em atividade, morreu aos 114 anos após ser atropelado enquanto atravessava uma rua em Beas Pind, na Índia, na última segunda-feira (14).

Apelidado de “Tornado de Turbante”, o indiano começou a correr aos 83 anos, já morando na Inglaterra, como forma de enfrentar o luto pela perda de seu filho Kuldip. O que começou como uma válvula de escape se transformou em uma carreira histórica.

Aos 89, Singh completou sua primeira maratona. No ano seguinte, em 2001, tornou-se um fenômeno mundial ao registrar o melhor tempo na categoria acima de 90 anos na Maratona de Londres, finalizando a prova em 6 horas e 54 minutos. Sua façanha lhe rendeu o reconhecimento oficial como o maratonista mais velho do mundo.

Em 2011, ao atingir 100 anos, quebrou oito recordes mundiais em um único dia, ao participar de diversas corridas em Toronto. Também participou de provas em Nova York, Mumbai e outras grandes cidades.

Segundo Harmander Singh, seu treinador e amigo, o clube de corrida que Fauja integrava está organizando a construção de uma sede em sua homenagem. Além disso, todos os eventos do grupo Sikhs In The City, fundado por Fauja, serão dedicados a ele até março de 2026.

Em nota oficial, Harmander lamentou a perda e fez um apelo:

“É com imensa tristeza que confirmamos o falecimento de nosso ícone da humanidade, Fauja Singh, aos 114 anos. Em vez de flores, pedimos doações para a Campanha do Clubhouse, a fim de manter vivo seu legado de inspirar o mundo a ser mais saudável, ativo e positivo.”

 

 

fonte: ric

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×
Panver