Ao longo da última semana o município de Guaraci promoveu um treinamento de Primeiros Socorros para professores e funcionários em geral que atendem a rede municipal de ensino.
A capacitação foi ministrada por profissionais da empresa LYNNANTEC e teve ênfase na Lei Lucas com abordagem sobre vítimas de engasgo.
Estatísticas recentes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) estimam que 15 bebês morreram engasgados por dia, durante o ano de 2022. Já um estudo mais abrangente do Sistema Único de Saúde – SUS, mostrou que entre 2009 e 2019, o número de mortes por engasgo notificados em crianças de 0-9 anos de idade, no Brasil, foi de 2.148 óbitos. Do total de mortes, 72% foram bebês menores de 1 ano, e 21,6% crianças de 1 a 4 anos.
Durante o treinamento a empresa demonstrou entre outras coisas que a vítima pode ser salva com manobras e técnicas simples de desobstrução de vias aéreas.
Além do engasgo, a empresa abordou demais temas aos participantes, como: Desmaio – síncope; Convulsão; Emergência com animais peçonhentos e venenosos; Quedas e Fraturas; Parada cardiorrespiratória; Reanimação cardiopulmonar e desobstrução de vias aéreas por corpo estranho.