Matéria de Tem Londrina
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quinta-feira, o boletim semanal sobre a situação da dengue em Londrina. Durante entrevista coletiva, foi informado que a cidade possui 4 mil 363 notificações suspeitas de dengue, registradas desde o início de janeiro até o momento. Isso equivale a uma média de 872 casos suspeitos por semana. Entre o total de 4 mil 363 notificações, 391 casos estão confirmados. Outros 219 foram descartados, com resultados negativos para dengue ou confirmação de outras doenças. Permanecem em análise outros 3.736 casos.
A região com maior número de notificações de dengue em Londrina é a zona leste. Com uma população estimada em 143.474 pessoas, ali foram registradas 1.330 notificações e 116 casos confirmados de dengue. Na sequência, vem a região norte, onde residem 95.927 moradores e foram notificadas 470 suspeitas de dengue, sendo que 25 estão confirmadas. E em terceiro, a área central acumula 819 notificações e 81 casos positivos de dengue, dentre uma população de cerca de 120.216 pessoas.
As demais regiões da cidade, sul, oeste e área rural (distritos), possuem 470, 411 e 52 notificações, respectivamente. E forma confirmados nessas áreas 25, 30 e 6 casos de dengue, nesta ordem.
Em relação aos dois casos de óbitos que estavam sob investigação, o comitê responsável já descartou a possibilidade de terem sido causados pela dengue.
Para melhor assistir aos pacientes que estão com suspeita de dengue, ou tiveram a confirmação, para este sábado (08), a UBS da Vila Casoni abrirá exclusivamente para estes casos, das 7 às 19 horas. “Vamos manter a UBS da Vila Ricardo em horário estendido, e fizemos um reforço nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Pronto Atendimento Infantil (PAI), ampliando de forma considerável as escalas médicas para atender os pacientes que procuram por estas unidades de saúde”, explicou o secretário de Saúde no município.
A prefeitura vai prosseguir com as ações para combater a proliferação do Aedes. Também neste sábado (08), uma força-tarefa composta por várias secretarias e órgãos municipais, e entidades da sociedade civil fará um mutirão nos bairros Franciscato e Itapoã, para limpeza de áreas públicas, junto com a orientação aos moradores para que eliminem possíveis criadouros em casas, terrenos e estabelecimentos comerciais.