O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná está realizando, desde o dia 02 de janeiro, a verificação periódica de bombas de combustíveis líquidos em todos os postos do Estado. Já foram averiguados 12.106 bombas, com a reprovação de 3.141 instrumentos. Durante o ano passado, foram investigadas e fiscalizadas 45.198 bombas de combustíveis.
O IPEM-PR, como órgão destinado para todas as atividades do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, desenvolveu essa ação depois que o Instituto Nacional reduziu a margem de erro para aprovação desses instrumentos, a partir do dia 1º de janeiro, nas ocorrências em que tenham em danos ao consumidor, que antes era de 0,5% e passou para 0,3%
Após as avaliações, as bombas que tiverem sido aprovadas recebem as marcas de verificação do IPEM-PR, como selo e etiquetas e o Relatório de Verificação Metrológica. Tendo irregularidade, em alguns casos, a bomba é lacrada e o estabelecimento é notificado e terá o prazo de 10 dias para solucionar o problema. A manutenção do equipamento deve ser feita obrigatoriamente por oficina credenciada junto ao INMETRO.
OUVIDORIA IPEM-PR – Em caso de dúvida, ou para fazer alguma denúncia, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM-PR, por meio do telefone: 0800 645 0102, de segunda a sexta, de 8h às 12h e 13h às 17h, ou por meio do site do Ipem-PR: http://www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”.