Incêndio destrói enorme área de vegetação entre Euclides da Cunha Paulista, Rosana e Teodoro Sampaio

0

Uma área de vegetação de mais de 121 hectares foi destruída por um incêndio entre sábado (12) e domingo (13). As chamas atingiram fazendas particulares com vegetação nas cidades de Euclides da Cunha Paulista (SP), Rosana (SP) e Teodoro Sampaio (SP).

>

Segundo informações fornecidas pelo coordenador da Defesa Civil de Euclides da Cunha Paulista, Jônatas Alves Carvalho, o fogo começou na tarde deste sábado, próximo ao assentamento Guaná-Mirim, por motivos desconhecidos.

Uma equipe da Defesa Civil e funcionários de usinas da região com caminhões pipas auxiliaram no combate às chamas, que estavam sem condições de controle, segundo o coordenador.
“A gente estima muito mais do que 121 hectares [destruídos]. O que ajudou mesmo foram os funcionários das fazendas. Eles estavam trabalhando e ajudaram a combater o fogo, o que não deixou o fogo tomar uma proporção pior do que já estava”, explicou Jônatas ao g1.

Apesar do reforço no sábado, as chamas continuaram a atingir a área ao longo da madrugada de domingo.
“Na parte da madrugada, às 1h, ainda estava sem controle. Depois disso, como veio uma massa de ar frio na região, [o fogo]começou a perder força”, relatou.
Na manhã de domingo, o fogo foi totalmente controlado.
Não houve feridos.

Conforme o coordenador da Defesa Civil, o tempo seco e a falta de chuva contribuíram para o fogo se alastrar de modo rápido. Além disso, baixa umidade de ar contribuiu para a queima.
“A sorte foi que o tempo deu uma virada no sábado. Houve uma aproximação da massa de ar frio e ela ajudou a dar uma abrandada, que ajudou a controlar também”, finalizou Jonatas ao g1.

 

Fotos: Defesa Civil

fonte: g1.globo.com

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×