Matéria de G1 RPC
Gravações de câmeras instaladas na cabine de um ônibus mostram em detalhes e as circunstâncias de um acidente em Porecatu, no norte do Paraná, que terminou com a morte do motorista do coletivo. As imagens mostram o motorista dirigindo de forma prudente, não está dormindo ao volante.
Veja vídeo no link abaixo:
O acidente entre o ônibus e o caminhão ocorreu na PR-170, no dia 9 de julho. O ônibus seguia do interior de São Paulo para Londrina. Onze passageiros viajavam no ônibus, seis ficaram feridos e o motorista José Martins de Amorim morreu na hora.
O motorista do caminhão, que transportava fertilizantes, sofreu ferimentos leves.
A gravação foi incluída no inquérito policial sobre o caso.
As imagens da primeira câmera mostram o motorista dirigindo tranquilamente, de forma atenta e não cochilou antes da colisão. A gravação é interrompida quando ele percebe que o caminhão invadiu a pista contrária.
Outra câmera mostra a aproximação do caminhão. O último reboque da carreta fica desgovernada e vai em direção à cabine do ônibus.
As gravações reforçam o relatório do Instituto de Criminalística que, ainda em julho, já havia apontado que o acidente ocorreu desta forma. Na época, a perícia também apontou que o motorista do caminhão não tentou frear.
O caminhão tinha três reboques, totalizando 25 metros de comprimento. Por ser muito extenso, era proibido de circular no começo da noite, ou seja, estava rodando de forma irregular.
Os depoimentos, documentos e gravações das câmeras foram encaminhados ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) que pediu que as investigações sejam complementadas. Quer a juntada de novos depoimentos, dentre eles, de um policial que atendeu a ocorrência.
Somente depois disso o MP-PR vai oferecer a denúncia, onde irá apontar por quais crimes entende que o motorista do caminhão deve ser responsabilizado.
O que as transportadoras dizem
A empresa Viação Garcia preferiu não se pronunciar neste momento.
A defesa da Transportadora Buzignani, responsável pelo caminhão, afirmou que ainda não teve acesso às filmagens divulgadas pelo Instituto de Criminalística e que vai se pronunciar sobre isso, no processo.
Disse também que o motorista do caminhão, José Pedro dos Santos, é um profissional experiente, com muitos anos na função. Caso fique comprovada alguma culpa por parte do motorista do caminhão, a empresa arcará com todas as consequências.