Idoso de 63 anos morre na fila de espera de UTI no Rio

0

Via: G1

Mais um paciente com sintomas de Covid-19 que precisava de uma vaga de UTI morreu no Rio. Pedro Bezerra Costa, de 63 anos, que estava na UPA da Tijuca, na Zona Norte, morreu na madrugada desta terça-feira (28).

Pedro estava com falta de ar e tosse e, segundo a médica que o atendeu, com o pulmão comprometido.

Com a UPA estava adaptada, os médicos tiveram que adaptar uma sala de isolamento, enquanto ele aguardava transferência.

“A necessidade da vaga do CTI era importantíssima, era fundamental para a sobrevivência dele e o descaso das autoridades foi cruel. Ele veio a falecer por falta de suporte, por falta de ventiladores mecânicos, por falta de vaga no CTI. A situação não é fácil, a situação é difícil. Eu sou técnico de enfermagem, estou vendo meus amigos morrerem, estou vendo meus colegas de trabalho morrerem. Por favor, senhor governador, por favor demais autoridades, não é brincadeira. Não deem mole, não fiquem na rua, evitem ao máximo possível aglomerações”, lamentou um amigo de Pedro após saber da morte.

Já são 326 pacientes aguardando uma vaga de UTI.

 

Em relação às vagas nas unidades federais, na segunda-feira (27), houve uma nova audiência com a Defensoria Pública da União.

Segundo o órgão, os leitos que estão vazios nas unidades federais não podem ser direcionados para os pacientes com Covid-19 porque não há Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e nem equipe médica para fazer o atendimento.

Ainda de acordo com a Defensoria, os hospitais cumpriram a decisão da Justiça Federal de ceder os leitos, mas eles não podem ser destinados a pacientes com coronavírus.

Eles devem ser usados para desafogar as redes estadual e municipal do RJ, já que os hospitais federais não têm condição de receber esses pacientes.

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×