Um golfinho morreu em uma praia de Mar de Tuyú, na Argentina, após ser retirado da água por um jovem, que atraiu uma multidão de curiosos para tirar fotos e gravar vídeos. O animal, que estava próximo à costa, faleceu em poucos minutos. O incidente ocorreu no final de janeiro, mas ganhou repercussão novamente nas redes sociais nesta semana, com a aproximação do fim do verão.
Lorena Cervetto, uma testemunha que estava na praia, compartilhou imagens do ocorrido em um grupo no Facebook, expressando tristeza pela morte do golfinho. “O golfinho morreu em seus braços, cercado por muitos curiosos. Não sei se estamos preparados para saber o que fazer nesses casos. Que pena”, escreveu ela.
A Defesa Civil da Argentina não conseguiu determinar o que levou o golfinho tão perto da praia, mas a hipótese mais provável é que o animal tenha sido arrastado pela correnteza, um fenômeno comum na região. O golfinho em questão era uma toninha, também conhecida como golfinho franciscano ou golfinho-da-prata, uma espécie ameaçada de extinção, com uma população estimada em menos de 30 mil indivíduos nos oceanos.
A toninha possui uma pele grossa e oleosa que a protege no mar, mas fora da água, ela desidrata rapidamente, o que torna sua sobrevivência em terra quase impossível. A ONG Activistas Animalistas de La Costa, que defende os direitos dos animais marinhos na Argentina, lamentou o ocorrido e lembrou casos semelhantes em anos anteriores, como o de 2022, quando um homem capturou um golfinho e o levou para casa enrolado em um cobertor.
“Nos verões anteriores, a costa argentina foi notícia porque golfinhos apareceram nas praias e foram capturados por curiosos tirando fotos. Em todos os casos, o animal foi deixado sem vida na praia. Hoje, a história se repetiu em Mar del Tuyú, quando um golfinho apareceu na praia e foi levado nos braços de um turista”, declarou a ONG.