Um incidente preocupante marcou a saída dos alunos de uma escola estadual em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, na última quarta-feira (9). Durante a liberação dos estudantes, crianças foram pisoteadas após uma aglomeração na porta da escola. Segundo relatos de pais, a situação teria ocorrido por falta de organização e ausência de funcionários para controlar o fluxo de saída.
De acordo com informações da RICtv, o protocolo da escola determina que os alunos do 6º e 7º ano saiam às 17h25, enquanto os do 8º e 9º ano devem ser liberados apenas às 17h30. No entanto, no dia do incidente, todos os estudantes foram liberados simultaneamente, o que causou tumulto.
Um dos alunos que presenciou a confusão relatou momentos de pânico.
“Todo mundo caiu para frente, e as pessoas que estavam atrás continuaram andando, passando por cima. Foi um desespero”, contou.
Manifestação da Secretaria de Educação
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) informou que os estudantes envolvidos no incidente receberam atendimento e que os pais foram acionados. A pasta também negou a alegada falta de funcionários.
Confira a nota na íntegra:
“A direção do Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln, em Colombo, prestou assistência aos estudantes envolvidos no incidente da última quarta-feira (9) e acionou os pais e responsáveis pelos alunos, que tiveram ferimentos leves.
O Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte (NRE-AMN) assegura que a ausência de funcionários não procede. No entanto, afirma que estabeleceu uma comissão de apuração dos fatos, composta por servidores designados por meio de ato administrativo. Um relatório será encaminhado à Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) para avaliação e adoção das medidas cabíveis.
A Seed-PR e o NRE-AMN reforçam o compromisso com a segurança da comunidade escolar e com a rigidez dos protocolos de entrada e saída dos estudantes em toda a rede estadual de educação.”
fonte: ric