Um estudante brasileiro de Medicina está desaparecido após uma viagem à Rússia. Ricardo Castro Rocha, de 25 anos, embarcou sozinho no aeroporto de Foz do Iguaçu (PR) com destino a Moscou e não foi mais localizado após o desembarque. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal (PF), Polícia Civil do Paraná (PCPR) e pela Polícia Nacional do Paraguai.
Ricardo estudava em uma universidade localizada na Ciudad del Este, no Paraguai. Segundo a PF, ele embarcou com duas malas despachadas em um voo doméstico para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na manhã do dia 16 de abril. Ainda na mesma data, à noite, ele embarcou em um voo internacional rumo à capital russa, com escala em Doha, no Catar, e chegada prevista para o dia 17.
Desde então, não houve mais contato com o estudante. De acordo com o portal ND Mais, a advogada da família, Celia Martinez, suspeita que o desaparecimento possa estar relacionado ao tráfico humano — uma hipótese que ainda não foi confirmada pelas autoridades.
A preocupação aumentou após a família registrar no Boletim de Ocorrência que Ricardo enviou uma mensagem enigmática dizendo que só se reencontrariam “depois de cinco anos”. A advogada, no entanto, acredita que a mensagem não foi escrita por ele.
“Não acreditamos que tenha sido enviada voluntariamente, pela forma como foi escrita. Eu vi essa mensagem e falei para a mãe e o pai dele que não era o jeito dele escrever. Essa foi a última mensagem”, relatou Martinez ao ND Mais.
O motorista que levou Ricardo ao aeroporto, amigo próximo do jovem, afirmou que ele não comentou nada sobre a viagem. Segundo o motorista, Ricardo disse apenas que levava uma mala grande porque estaria levando presentes para os pais.
fonte: ric