Há 18 meses, o instrutor de Muay Thai Ronaldo Pereira, se mudou para Centenário do Sul com sua esposa e com apoio de seu mestre Samir Kourani abriu com o apoio da atual secretária de educação, Valquíria Barros, uma unidade da equipe SK Fight na cidade. No decorrer do tempo mais de 100 atletas passaram pela academia, alguns se firmaram e outros desistiram no meio do caminho, o instrutor explica “o muay thai é um esporte de alto desempenho e exige muito. Vários começam, mas nem todos têm a força de vontade de permanecer”.
Apesar disso, o instrutor viu muito potencial para ir além com os remanescentes e criou sem custos e com trabalho voluntário uma equipe de competição. E após 18 meses de treinamento árduo a equipe se inscreveu em 3 campeonatos no mês de março ganhando um total de 13 medalhas e sendo credenciado para disputar um cinturão na cidade de Bom Sucesso.
O cinturão não veio, mas o melhor estava por vir no primeiro Campeonato Maringaense de Muay Thai, organizado pelas Federações Maringaense e Paranaense da modalidade, evento que somou aproximadamente 160 atletas e 82 lutas.
Representando brilhantemente o nome do município, a equipe conquistou o título de Campeão Maringaense em 3 categorias, são elas: Categoria Iniciante, 60 – 65 Kg, campeão: Neto Rissati; Categoria Iniciante, 60 – 65 Kg, campeã: Laís Lima; Categoria Iniciante, 70 – 75 Kg, campeão: Rafael Rissati. Além disso, foram dois vice-campeonatos: Categoria Iniciante, até 45 Kg, vice-campeão Hugo Gabriel, Categoria Iniciante, luta peso casado 68 – 72 Kg, vice-campeão Rafael Rissati. E para coroar ainda mais o sucesso no maior campeonato da região norte do Paraná, a equipe centenariense conquistou o quinto lugar geral por equipe.
- Campeão: Rafael Rissati
- Campeão: Neto Rissati
- Campeã: Laís Lima
O sucesso no campeonato Maringaense credenciou a equipe a lutar o campeonato Paranaense que ocorrerá no mês de maio e selecionará atletas para lutar o campeonato brasileiro de Muay Thai. Para se ter uma ideia do tamanho da conquista, a equipe de Centenário do Sul ficou a frente de equipes com mais de 20 anos de atuação e um número bem maior de atletas.
SUCESSO MESMO COM FALTA DE APOIO
Mas nem tudo são flores. O instrutor Ronaldo destaca de forma negativa a falta de apoio ao esporte: “Há 2 meses Centenário do Sul e região não tinha uma conquista sequer no muay thai, em um mês ganhamos 13 medalhas, disputamos um cinturão, e temos 3 campeões maringaenses. Além disso, colocamos o nome da cidade em evidência, deixamos de ser desconhecidos para ocupar um lugar de destaque na modalidade. Mas para continuar nosso trabalho precisamos de apoio, a equipe de competição é uma iniciativa voluntária e sem custo, mas o atleta tem custo com alimentação, nutricionista, inscrição em campeonatos, deslocamentos, mensalidade de academia etc. Atualmente o único apoio que recebemos é o transporte para campeonatos da prefeitura, e um patrocínio de dois empresários que são direcionados para dois atletas. Deixo aqui um convite aos empresários para nos apoiar e ter sua marca em destaque nas camisetas e bandeiras da equipe, esse incentivo será de grande importância para continuarmos o projeto e conseguirmos mais conquistas”.