O departamento de Meio Ambiente do município de Centenário do Sul, desvendou, durante a última segunda-feira (06/09), um crime ambiental que ocorria com certa frequência na cidade, sendo o despejo de dejetos de fossa em áreas rurais, próximos à córregos e rios.
Graças a um trabalho intenso de monitoramento realizado pela secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o departamento suspeitou de um caminhão “limpa fossa” na tarde do dia 06 de setembro por volta das 16h20 e em seguida realizou uma perseguição à distância, constatando a entrada do veículo em área rural, diante disso foi feito contato imediato com a Policia Militar e Policia Ambiental para a devida averiguação.
Com a ajuda policial o caminhão foi apreendido após confissão do motorista que já havia cometido o crime, despejando os dejetos oriundo de limpeza de fossa, que segundo o motorista, somavam 18 mil litros. Os dejetos foram despejados em área de plantio da fazenda Tabapuã.
A empresa no qual pertence o caminhão e o condutor serão julgados e processados pelas autoridades competentes por crimes ambientais.
O departamento de Meio Ambiente de Centenário do Sul recomenda aos moradores, que contratam este tipo de serviço, que se atentem para a contratação apenas de empresas com licença ambiental e que estejam devidamente cadastradas para efetuar o descarte nas estações de tratamento de esgoto sanitário da Sanepar.
Fonte: centenariodosul.pr.gov.br