A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou ontem um alerta sobre o uso do medicamento Ivermectina como prevenção para o novo coronavírus. Segundo a Anvisa, o uso não é recomendado para a doença. A falsa notícia de prevenção da doença com esse medicamento, vem sendo altamente compartilhada nas redes sociais.
Dessa maneira, a agência deixou claro que não existem “estudos conclusivos que comprovam o uso desse medicamento para o tratamento da covid-19″. Além disso, reforçou que “o uso de medicamentos sem orientação médica e sem provas de que realmente estão indicados para determinada doença traz uma série de riscos à saúde”.
A Anvisa também alertou que o uso constante da ivermectina pode causar efeitos colaterais como: diarreia e náusea, astenia, dor abdominal, anorexia, constipação e vômitos; em relação ao sistema nervoso central, podem ocorrer tontura, sonolência, vertigem e tremor. As reações epidérmicas (na pele) incluem prurido, erupções e urticária.
A ivermectina é um medicamente parasitário, usado para tratamento em várias condições causadas por vermes ou parasitas. Ainda não há nenhum estudo que comprove a eficácia em casos de covid-19.