Coluna Semanal – Luiz Renato Hauly

0

Luiz Renato Hauly

É Economista (UEL), formado em Direito (PUC-PR), possui MBA Executivo em Gestão Pública (Fundação Getúlio Vargas), trabalhou como Consultor no Mercado Financeiro e no Congresso dos Estados Unidos, e atualmente é Diretor da Fomento Paraná.

ONU e as microempresas

Reconhecendo a importância e a força dos pequenos negócios para impulsionar a economia e gerar empregos, a Assembleia Geral da ONU – Organização das Nações Unidas, homologou, 27 de junho, como o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, como parte do Programa 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. No Brasil, desde 5 de outubro de 1999, quando foi sancionado o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, conforme a Lei 9.841/99, foi também instituído essa data como o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa.

Empregos e empreendedorismo

A exemplo do Brasil, onde os pequenos negócios têm revolucionado a economia e gerado milhões de empregos, a ONU quer alcançar com essa campanha 70 milhões de jovens desempregados, aos quais quer ofertar condições de financiamentos para que eles possam empreender. Conforme o Conselho Internacional para Pequenas Empresas, esse setor representa 90% das empresas do mundo, chegando a 70% dos empregos gerados e 50% do PIB – Produto Interno Bruto – global.

Bom Negócio na região

A UEL – Universidade Estadual de Londrina abriu inscrições para o Programa Bom Negócio Paraná. São 120 vagas a distância (EaD) e 100 vagas para as turmas presenciais nas cidades de Porecatu, Londrina e Sertanópolis. O curso gratuito é oferecido pelo Governo do Estado para fomentar o desenvolvimento social e econômico dos municípios. O curso prepara micro e pequenos empresários para uma gestão eficiente do negócio. As inscrições podem ser feitas em Porecatu (3623-3100), Sertanópolis (3232-2842) e em Londrina na ACIL – Associação Comercial (3374-3010).  Os interessados em curso do EaD devem se inscrever pelo site (www.labted.net/bom-negócio-pr).

400 milhões para inovação

A Finep – Financiadora de Estudos e Projetos – lançou o programa Finep Startup que vai oferecer R$ 400 milhões nos próximos quatro anos. A chamada pública deve apoiar 50 empresas por ano em duas rodadas de investimentos – em cada uma, 25 empresas serão selecionadas. A Finep já apoia startups como cotista. Mas com o Finep Startup, passa a investir diretamente nas companhias, aportando conhecimento e recursos por meio de participação no capital de empresas em estágio inicial com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões.

Exemplo da Sociedade Rural

Desde a realização da I Hackathon Smart, na Expo 2016, a Sociedade Rural do Paraná tem atuado, por meio da SRP GO, como aceleradora de projetos de tecnologia aplicadas ao agronegócio em parceria com o Sebrae e Senai. O Hackathon, que teve neste ano a sua segunda edição na ExpoLondrina, com 60 participantes, é uma maratona que reúne programadores programadores, designers, empreendedores e outros profissionais que buscam criar soluções inéditas para o agronegócio.

 

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×