Colorado é um dos 10 piores do Paraná em ranking de transparência

0

Em setembro/2020, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná deu início à segunda edição da avaliação dos portais da transparência das 399 prefeituras paranaenses por meio da aplicação do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP). O indicador foi desenvolvido pelo próprio corpo técnico do TCE-PR em 2018.

Assim como aconteceu em 2019, a aferição foi realizada por estudantes do primeiro ao quinto anos do curso de Direito da Universidade Positivo, sob a orientação de servidores do órgão de controle. Este acompanhamento aconteceu por meio de encontros online – devido à pandemia do novo coronavírus – que foram realizados todas as terças e quintas-feiras até o dia 5 de novembro.

Com base nas informações obtidas a partir de um questionário composto por 159 itens, foi aferido o ITP de cada município. Os quesitos adotados na metodologia atendem ao disposto na Resolução nº 9/2018 da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), indo além desta norma, com alguns itens conferidos exclusivamente pelo TCE-PR.

COLORADO É O PIOR DA REGIÃO

O município de Colorado foi o único município da região que ficou abaixo de 50% no ranking da ITP. Consequentemente, é o pior município ranqueado da região e um dos 10 com a menor nota do Paraná, entre os 399 avaliados. A posição da cidade ficou em 394, à frente apenas de cinco municípios do estado. Veja o ranking AQUI.

O melhor avaliado foi o município de Iguaraçu, ficando em décimo lugar.

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×