Cidades da região de Londrina entram em alerta por alto consumo de água

0

 

A Sanepar informa que a falta de chuvas regulares, as temperaturas mais elevadas e o consequente aumento no consumo de água, especialmente neste período de festas e férias escolares, colocaram sistemas das regiões dos vales do Ivaí e Paranapanema em alerta a partir desta terça-feira (21).

De acordo com o comportamento do consumo, pode ocorrer redução de pressão ou desabastecimento temporário em horários de pico, ou em dias nos quais, tradicionalmente, as atividades de limpeza doméstica estão concentradas, ou seja, sexta e sábado.

Neste momento, o alerta de alto consumo vale para as cidades de Apucarana, Rosário do Ivaí, Califórnia, Jardim Alegre, Faxinal, Jandaia do Sul e Mauá da Serra, todas no Norte. Além disso, Arapongas, Rolândia e Sabáudia, os três municípios localizado na Região Metropolitana de Londrina . Conforme a necessidade, serão utilizados caminhões pipa para dar suporte ao abastecimento.

É fundamental a colaboração de todos no uso econômico da água tratada, evitando desperdícios e priorizando o seu uso para alimentação e higiene pessoal.

As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. É recomendado reutilizar a água da lavagem e do enxágue de roupas. Reduza especialmente o tempo no banho. Ensaboe a louça, faça a barba e escove os dentes sempre com a torneira fechada. Verifique torneiras pingando e vazamentos em seu imóvel.

Conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é importante que todos os imóveis tenham reservatórios. A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

Na região do Norte Velho, cinco municípios também estão com alerta de alto consumo. São eles, Leópolis, Curiúva, São Sebastiao da Amoreira, os distritos de Panema (em Santa Mariana) e de Triolândia (em Ribeirão do Pinhal).

A situação é mais grave no Norte Pioneiro, onde a estiagem e a queda significativa dos níveis dos mananciais exigiram a implantação de rodízio no abastecimento, até que as chuvas voltem. No rodízio, a cidade é dividida em setores (grupo de bairros), que ficam sem o fornecimento de água num período e com água em outro.

Nesta terça-feira (21), o rodízio foi implantado em Santo Antônio da Platina e, quarta (22), será a vez de Carlópolis e Quatiguá.

Todos os esforços estão sendo feitos para possibilitar que nas vésperas e feriados de Natal e Ano Novo, dias 24 e 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro, não haja interrupção do fornecimento de água.

Fonte: tarobanews.com

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×