Nesta quinta-feira, 4, de acordo com o site Climatempo, um forte ciclone extratropical se formou no litoral do Rio Grande do Sul. Segundo a indicação de alguns modelos meteorológicos, este ciclone apresenta características de ‘ciclone bomba‘, ou seja, quando o sistema apresenta intensa queda de pressão, causando ventos fortes e chuva. A tendência é que ele perca força, mas atinja o litoral do Paraná
Há previsão de temporais com chuva forte e volumosa e vento muito forte para o Rio Grande do Sul, com rajadas entre 80 e 100 km/h. “No decorrer da quinta-feira, dia 4, o ciclone extratropical atua ao largo da costa gaúcha avançando na direção leste/sudeste. O vento sopra forte no sul, no centro-leste e no nordeste e no leste do Rio Grande do Sul, com rajadas entre 80 e 100km/h no sul e leste gaúchos. Ainda pela manhã o vento aumenta de intensidade também em Santa Catarina, com rajadas chegando a 80km/h”, prevê o Climatempo.
No Paraná, a principal área afetada deverá ser o litoral, com previsão de mar agitado. “A ondulação do mar ainda é de sul. A previsão é de ondas chegando a 4 metros de altura no litoral do Rio Grande do Sul e no litoral sul de Santa Catarina. Nas demais áreas litorâneas de Santa Catarina as ondas chegam a 3 metros, com ondulação de sul. Mar agitado também no litoral do Paraná na sexta-feira, com ondas chegando a 2 metros e meio e ondulação de sul“, aponta a previsão.
Segundo previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o avanço da frente fria pelo sul do Brasil deve ajudar na formação de nuvens de chuva pelo Paraná nesta quinta-feira. Há, inclusive, risco de tempestades em alguns locais. A instabilidade deve atingir todas as regiões até o final do dia.
Em cidades da região, também ha previsões de chuva. Conforme o Simepar, são esperados aproximadamente 14 milímetros, com grande parte do acumulado previsto para o período da tarde. As temperaturas na cidade variam entre 22°C e 29°C.
Fonte: GMC online