Chuvas e ventos mantêm sensação de frio no Paraná

0

A onda de frio continua derrubando as temperaturas no Paraná nesta terça-feira (9) e, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar), as chuvas e ventos também contribuem para sensações térmicas menores.

>

A situação deve persistir em todo o estado pelo menos até domingo (14), quando começa a esquentar ao norte. Nas áreas mais ao sul, a previsão é que as temperaturas voltem a ficar acima dos 20ºC apenas no final da próxima semana, a partir de quinta-feira (18).

Nesta terça-feira (9), a menor temperatura registrada no estado foi 7,2ºC, em Palmas, no sul, e Clevelândia, no sudoeste. Porém, a sensação térmica chegou a ficar abaixo dos 6ºC em ambos os locais, segundo o Simepar.

Até o momento, o recorde de frio de 2024 foi -3,9ºC, registrados em General Carneiro, no sul do estado, no dia 1º de julho.

Para os próximos dias, não há previsão de geadas – mas sim de tempestades.

“A presença de um sistema frontal sobre o oceano e a circulação dos ventos em níveis mais elevados da atmosfera continua favorecendo o desenvolvimento de áreas de chuva sobre as diversas regiões paranaenses”, explica o órgão.

Nesta terça (9) os volumes mais expressivos de chuvas devem ser registrados no leste, norte e noroeste do estado.

“Céu fica encoberto na maior parte do dia em todo o estado, situação que contribui também para a pouca variação das temperaturas (com sensação de mais frio em função do vento)”, aponta o Simepar.

Para quarta-feira (10) a previsão é que as chuvas mais fortes se concentrem nas porções mais ao norte e oeste, enquanto que nas demais regiões o destaque deve ser a nebulosidade, com chuviscos ocasionais entre a região central e o leste.

Já na quinta (11) e na sexta (12) há previsão de tempestades; segundo o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, o volume de chuva pode passar de 60 mm. As temperaturas devem continuar amenas, com máximas abaixo dos 20ºC, afirma. As informações são do G1.

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×