Casal é preso por abandonar bebê de 1 mês em área de matagal

Um casal foi preso suspeito de abandonar a própria filha, uma bebê de aproximadamente um mês, em uma área de matagal em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

O caso foi registrado na manhã desta quinta-feira (19). A criança apresentava sinais de desnutrição e precisou ser amamentada por uma policial militar após ser resgatada.

Imagens de câmeras de segurança flagraram momentos que antecederam o abandono. Nas gravações, o casal aparece discutindo em via pública. Em determinado momento, a mãe deixa a bebê, enrolada em uma manta, no chão e se afasta. O pai retorna, pega a criança no colo, mas a mulher volta e retira a filha dos braços dele. Em seguida, os dois continuam a discussão enquanto caminham pela rua.

As imagens mostram ainda que, ao passarem por um bueiro, a mulher tenta deixar a criança no local, mas não consegue. Pouco depois, o casal segue adiante e abandona a bebê, deixando-a sozinha.

A recém-nascida foi encontrada por moradores, que acionaram o socorro. Ela foi encaminhada a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde foram constatados indícios de maus-tratos e desnutrição. A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência.

Na unidade de saúde, uma policial que está em período de amamentação recebeu autorização médica para realizar a chamada amamentação cruzada e ofereceu leite à criança. Em nota divulgada pela corporação, a militar afirmou que agiu por instinto ao perceber que a bebê aparentava estar com fome.

Os pais, ambos de 22 anos, foram identificados e presos. O homem deve responder por maus-tratos, enquanto a mulher poderá responder por maus-tratos e abandono de incapaz. A identidade deles não foi divulgada.

O Conselho Tutelar acompanha o caso. A bebê foi encaminhada a um abrigo, e até o momento não há informações sobre possível encaminhamento para familiares ou processo de adoção.