Concurso público realizado por ex-prefeito em Santa Fé é tema na câmara e “esquenta” sessão

0

Ontem, 10 de maio, a sessão ordinária da câmara de vereadores do município de Santa Fé, contou com “casa cheia” e ânimos a flor da pele.

O ex-vereador, advogado por formação, Helton Silva, usou a tribuna livre da câmara para explanar em alguns minutos sobre o ‘famoso’ concurso público realizado em 2006, licitado pelo ex-prefeito Fernando Brambilla, que foi julgado fraudulento em duas instâncias.

Helton começou dizendo que a fraude foi “esdrúxula, infantil e amadora”. Muitas pessoas tinham um sonho e viram seu sonho burlado pelo então chefe do poder executivo, segundo ele.

Vamos elencar aqui os principais trechos de sua fala.

QUEIMOU OS GABARITOS POR ENGANO

Ele explanou de início que o dono da empresa foi intimado pelo TCE para enviar os gabaritos, cadernos de provas e listas de presença, mas não enviou. E para piorar a situação, em audiência, ele teria dito que não enviou por ter QUEIMADO POR ENGANO.

Ele citou que o desembargador se refere ao concurso como um esquema fraudulento que pretendeu efetivar cargos comissionados da prefeitura. E que, além disso, o dono da empresa realizadora tinha um relacionamento pessoal com o ex-prefeito, visto que, prestou serviços advocatícios ao município.

CONVOCAÇÃO DA MÃE DO EX-PREFEITO

De acordo com Helton, os desembargadores reconheceram um favorecimento para aprovar a mãe do ex-prefeito. Segundo ele, eram duas vagas e foram aprovados quatro advogados. A mãe do ex-prefeito estava em quarto, no entanto, dois desistiram prontamente.

No entanto, o dono da empresa confessou conhecer os dois, e, além disso, ter trabalhado junto a eles no município de Astorga.

ELABORAÇÃO DAS PROVAS

Segundo a fala do ex-vereador, em depoimento, o dono da empresa só lembrou três pessoas que elaboraram as provas do concurso, apesar dos diversos cargos previstos.

Ele teria elaborado a prova de conhecimento específico para advogado. A mulher dele a prova de português. E para espanto geral, uma ENFERMEIRA teria elaborado a prova de conhecimento específico para os candidatos ao cargo de MÉDICO.

WALDIR MARANHÃO

Helton Silva foi irônico ao citar que estão dizendo que se o ex-prefeito ganhar as eleições ele irá resolver essa questão do concurso. Em resposta, Helton falou que isso irá acontecer somente se o ex-prefeito incorporar o deputado Waldir Maranhão (Presidente Interino das Câmaras dos deputados) e “anular” o julgamento do tribunal de contas através de um decreto.

O ex-vereador finalizou dizendo que muitas pessoas que realizaram e passaram no concurso foram vítimas do esquema. Além disso, ele exaltou a ação popular e citou que “errado é quem fraudou e não quem denunciou”.

Sobre o andamento do processo, o ex-prefeito, Fernando Brambilla, recorreu à decisão dos desembargadores de Curitiba e a questão do concurso está nas mãos do STF, instância máxima, sem previsão de julgamento.

O pai de Fernando, também ex-prefeito, Pedro Brambilla, também estava inscrito para a Tribuna Livre, no entanto, por questões pessoais, não fez uso da tribuna nesta sessão.

Ouça aqui, a fala do ex-vereador, Dr. Helton Silva, na íntegra

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×