Um homem de 61 anos foi preso em flagrante na noite desta última quarta-feira (14), em Apucarana (PR), após abater uma paca — animal silvestre ameaçado de extinção no estado. Ele foi abordado por agentes da Polícia Militar (PM) ao deixar uma área de mata carregando o corpo do animal dentro de um saco plástico.
A ocorrência foi registrada por volta das 22h na Estrada Sebastião Piassa, nas proximidades do Parque Industrial Oeste. Durante patrulhamento, os policiais avistaram o suspeito saindo da mata e decidiram abordá-lo. Com ele, foram encontrados o animal abatido e uma munição de espingarda.
Questionado, o homem revelou que havia escondido a arma utilizada no crime dentro da mata. A espingarda, uma Rossi calibre .32, foi localizada cerca de 20 metros do ponto da abordagem, desmontada e acondicionada em uma bolsa.
O suspeito foi encaminhado à 17ª Subdivisão Policial de Apucarana, onde permanece à disposição da Justiça. A arma foi apreendida.
Embora a paca não esteja na lista nacional de animais em risco de extinção, o Ministério do Meio Ambiente e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) classificam sua situação como “quase ameaçada”. No Paraná, no entanto, a espécie já é considerada em perigo, devido principalmente à caça ilegal e à destruição de seu habitat natural.
fonte: tnonline