O pequeno João Miguel, um bebê de apenas 10 meses, tornou-se uma sensação no TikTok devido a uma característica incomum: uma quantidade excessiva de pelos. A aparência peculiar do pequeno João, que alguns internautas brincaram parecer um adulto, fez com que seu perfil na rede social acumulasse mais de 117,1 mil seguidores. A história até ganhou destaque na imprensa internacional, sendo noticiada pelo tabloide britânico Daily Star.
A condição que João Miguel possui é conhecida como hipertricose, um fenômeno que resulta no crescimento excessivo de pelos em qualquer parte do corpo. A tricologista Viviane Coutinho explica que a causa exata ainda é desconhecida, mas acredita-se que possa ser desencadeada por uma mutação genética ou hereditária. “Algumas formas de hipertricose, como a hipertricose congênita, são resultado de mutações genéticas que afetam o desenvolvimento dos pelos”, esclarece.
O pediatra Nelson Ejzenbaum, membro da Academia Americana de Pediatria, acrescenta que a hipertricose genética pode ser evidente já no nascimento da criança. No entanto, a condição também pode se manifestar em qualquer fase da vida por razões hormonais, como ovários policísticos; durante o crescimento; na adolescência; e até mesmo em decorrência de tumores.