Uma atleta de 18 anos, do Projeto Remar Para o Futuro, da cidade de Pelotas (RS), escapou do acidente com a van devido a um problema médico durante a preparação para o Campeonato Brasileiro de Remo Unificado. Brenda Madruga estava classificada para a competição e viajou na mesma van que os outros oito atletas da equipe. Entretanto, acompanhada da mãe, a jovem retornou dois dias antes da tragédia.
No dia 11 de outubro, Brenda embarcou na van com destino a São Paulo acompanhada de oito atletas do projeto de remo, do coordenador, da mãe e do motorista. A equipe chegou a capital paulista e realizou um trabalho de preparação antes do Campeonato Brasileiro. Porém, na sexta-feira (18), véspera do início das competições, Brenda passou mal e decidiu retornar com a mãe, de ônibus.
A atleta acompanhou de casa as conquistas do time em São Paulo e estava ansiosa para receber os medalhistas. Entre os competidores estava o namorado de Brenda, o remador Henry Fontoura Guimarães, que inclusive conquistou duas medalhas, sendo uma de ouro e uma de prata, no Campeonato Brasileiro.
Porém, o trágico acidente na BR-376, em um trecho de serra entre o Paraná e Santa Catarina, tirou a vida de nove, dos dez ocupantes da van. Brenda perdeu o namorado, seis colegas de treino e o treinador. As informações são do RIC MAIS.