Dois dias depois de ser preso por dirigir sob efeito de drogas e sem habilitação, um homem de 48 anos procurou novamente a Guarda Municipal de Maringá, desta vez para pedir ajuda. Ele foi encontrado no gramado de uma praça no centro do distrito de Iguatemi e, ao reconhecer os agentes que o haviam detido, fez um sinal com a mão e pediu para conversar.
Segundo o guarda Wellington Justus, que participou da abordagem, o homem relatou estar em situação de rua, sem contato com a família e enfrentando uma forte dependência do crack. “Ele perguntou se a equipe poderia ajudá-lo. Explicamos que só faria sentido se fosse realmente da vontade dele, e ele disse que queria mudar de vida”, contou Justus ao G1.
Diante do pedido, os guardas acionaram o serviço de assistência social da Prefeitura de Maringá. O homem recebeu atendimento inicial e, com o apoio da Secretaria de Segurança, foi encaminhado a uma comunidade terapêutica da cidade, onde iniciou o processo de reabilitação. Ele passou por exames médicos e está sendo acompanhado por profissionais.
A identidade do homem e o local da internação não foram divulgados. O caso chamou a atenção dos agentes. “Dois dias antes, tivemos contato com ele em uma situação completamente diferente. Agora, ele mesmo nos procurou para pedir ajuda. Isso mostra que nosso trabalho também é acolher quem busca uma mudança”, destacou o guarda.
A prisão ocorreu na noite de quinta-feira (19), quando o homem foi flagrado dirigindo uma motocicleta em alta velocidade e com o farol apagado. Durante a abordagem, confessou ter usado drogas naquele dia. Além disso, a moto acumulava mais de R$ 12 mil em multas e tributos atrasados, e o condutor não possuía carteira de habilitação. Após ser levado à delegacia de Maringá, ele foi liberado após assinar um termo circunstanciado.