Nesta quarta-feira (12), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que o Brasil teve um novo caso do fungo Candida auris, também chamado de “superfungo”.
Segundo a Anvisa, este é o terceiro caso confirmado da doença e aconteceu em um hospital da rede pública de Recife, em Pernambuco. A confirmação do caso foi realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública Prof. Gonçalo Moniz (Lacen/BA), referência na área. Outro caso suspeito está em investigação laboratorial.
A Anvisa considera a incidência como surto por abranger o surgimento de um microrganismo novo na epidemiologia do país – mesmo sendo apenas um caso confirmado.
O Candida auris é conhecido como “superfungo” porque antifúngicos comuns, usados para tratar doenças causadas por outras espécies de Candida, não funcionam com ele.
Isolado pela primeira vez em 2009, quando infectou uma mulher japonesa de 70 anos, começou a se espalhar pelo continente asiático e, em 2016, já tinha chegado a países como Estados Unidos, Coreia do Sul, Índia e Inglaterra.
O fungo causa preocupação especialmente em espaços hospitalares, porque há grande dificuldade para extermina-lo do ambiente e porque ele atinge principalmente pessoas imunossuprimidas.
Fonte: tnonline.uol.com.br