Agricultores da região investem cada vez mais em produtos orgânicos

0

A procura por alimentos saudáveis está cada vez mais frequente. E na hora de comprar frutas, verduras e hortaliças, produtos fresquinhos e orgânicos têm sido a preferência de muitas famílias.

Os produtos são cultivados de maneira sustentável, livres de agrotóxicos ou adubos químicos. A metodologia prioriza a natureza e o meio ambiente, fazendo com que as plantações cresçam da forma mais natural possível.

Uma outra técnica trabalhada é o sistema agroflorestal, que incluiu lavoura com produção de árvores, ou seja, no mesmo espaço são cultivadas diversas espécies e culturas.

A produção de ervas medicinais de forma orgânica é um pouco mais simples, pois o fator principal para os bons resultados é o cuidado com o solo.

O engenheiro ambiental, Marcos Carvalho, explica que quem se alimenta com produtos orgânicos tem uma qualidade de vida maior, e quando as ervas medicinais também são produzidas de forma sustentável, os benefícios são ainda maiores.

Este trabalho tem crescido nos últimos quatro anos. Houve um aumento de 70% dos agricultores que cultivam os orgânicos. De 2.414 em abril de 2018 o número foi para 4.107 em abril de 2022. A estimativa é que a produção no Paraná seja de 50 mil toneladas por ano. Além disso, o Estado tem sido destaque no Brasil.

De acordo com o ministério da agricultura pecuária e abastecimento, são 3.916 produtores de orgânicos certificados no Paraná. O maior número do país. Isso representa 16% dos agricultores do Brasil neste segmento.

Apesar da produção exigir um pouco mais de trabalho, além da qualidade para quem se alimenta com os orgânicos, os agricultores também são beneficiados.

Catve

fonte: catve.com

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×
Ofertas Super União 31-10 a 06-11-2024