O mês de agosto começa com a chegada de uma frente fria ao Paraná, trazendo possibilidade de chuva fraca em algumas regiões. Segundo o Simepar (Sistema de Meteorologia do Paraná), os primeiros dias do mês serão marcados por madrugadas e noites geladas, enquanto as tardes devem apresentar temperaturas mais amenas e agradáveis.
Tradicionalmente, agosto é o mês mais seco do ano no estado. A previsão para a primeira quinzena é de predomínio de tempo seco, com a passagem eventual de frentes frias, que devem provocar apenas baixos acumulados de chuva. A primeira frente fria já está prevista para segunda-feira, dia 4.
“O fim do mês pode registrar chuvas mais organizadas, mas, mesmo assim, o volume total deve permanecer abaixo da média histórica, que já é reduzida”, afirma o meteorologista Kneib.
Em relação às temperaturas médias, as regiões mais frias do Paraná continuam sendo o Sul, os Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba, onde os termômetros tendem a marcar abaixo dos 14 °C, conforme destaca o Simepar.