Um adolescente de 16 anos causou um grave acidente na noite desta última terça-feira (29) ao dirigir uma Mercedes-Benz do pai em uma avenida de Maringá, no norte do Paraná. O jovem atropelou um ciclista de 65 anos e colidiu com outros dois veículos. Um dos carros atingidos chegou a tombar, e a frente da Mercedes ficou completamente destruída.
A vítima, que sofreu traumatismo craniano e um ferimento na perna, foi encaminhada ao Hospital Universitário da cidade. Apesar da gravidade, seu estado de saúde é estável e ele não corre risco de morte.
De acordo com a Polícia Militar (PM-PR), o adolescente perdeu o controle do veículo ao se aproximar de um semáforo, momento em que atropelou o ciclista, que atravessava a rua. O homem é conhecido na cidade por seu trabalho voluntário com uma igreja evangélica e, no momento do acidente, entregava marmitas para pessoas em situação de rua.
O adolescente estava acompanhado de dois amigos e havia buscado os colegas após pegar o carro do pai sem autorização. Segundo a tenente Letícia Donadelo, testemunhas relataram que essa não seria a primeira vez que o jovem dirige o veículo de luxo.
“Relatos apontam que o pai já teria permitido que o filho dirigisse em outras ocasiões. Infelizmente, esse tipo de comportamento coloca vidas em risco. Por sorte, a vítima não morreu, mas poderia ter sido uma tragédia ainda maior”, afirmou a tenente.
A Polícia Civil instaurou um procedimento para apurar o ato infracional, já que envolve menores de idade. O delegado Luiz Henrique Vicentini informou que os adolescentes e seus responsáveis serão ouvidos. Os pais do jovem que dirigia poderão responder criminalmente por permitir a condução de veículo por pessoa não habilitada. Já o adolescente poderá ser responsabilizado por atos infracionais como lesão corporal culposa no trânsito e direção perigosa.
fonte: g1.globo