A importância de ouvir seu relógio biológico

0

Muita gente subestima a importância de boas horas de sono. Sempre assistem um pouco mais a Netflix, ficam com os amigos mais um pouco ou trabalham até mais tarde. Mas o sono interfere no cérebro, no sangue, no coração e até na visão. O corpo humano é uma máquina azeitada, o sono é um dos principais “remédios” para se ter uma boa saúde.

Há uma batalha entre especialistas sobre o fato de o Brasil adotar o horário de verão, por exemplo. Médicos e psicólogos, em sua maioria, são totalmente contra a adoção da mudança no relógio, enquanto burocratas, comerciantes e indústria hoteleira militam a favor.

As horas “perdidas” com o horário de verão só começariam a ser compensadas justamente no momento em que o relógio volta ao normal. A precisão dos trabalhadores de fábrica costuma diminuir nas primeiras horas de trabalho, o que pode ser até perigoso, caso o trabalho exija um grau de insalubridade.

O aprendizado das crianças na escola também é menor, o cérebro funciona com lentidão, como se a pessoa estivesse meio bêbada. E a sensação de quem está com déficit de sono é exatamente esta. A pessoa perde até mesmo o equilíbrio, além de não conseguir se concentrar nas tarefas mais simples.

O médico norte americano Joseph Gannon – especialista em Medicina do Sono no The Sleep Disorder Clinic – afirma que o ritmo cicardiano pode ser tão afetado que seria necessário fazer uma cirurgia nos casos mais graves.  A maioria das pessoas, no entanto, consegue se adaptar quando jovens, vindo a sentir as mudanças com maior intensidade ao longo dos anos.

Existe em nosso corpo um horário mais propício para tudo. Tempo de se alimentar, tempo em que o cérebro está mais propício a exercer tarefas com precisão, tempo de lazer, tempo de se exercitar, tempo se divertir e relaxar o cérebro e, finalmente, tempo de dormir e se preparar para fazer tudo novamente, no dia seguinte.

É preciso respeitar seu corpo. Uma hora a menos de sono, por exemplo, mexe com os níveis de seratonina do organismo. É o hormônio que ajuda o corpo a descansar, regenera o cérebro. Se você dorme menos do que precisa, acorda com a sensação de cansaço e corre um risco muito maior de sofrer um acidente de trânsito, por exemplo.

A seratonina interfere gravemente nos reflexos, o tempo de reação a um evento. A lentidão fica muito evidente e quem dorme menos, serve até mesmo de brincadeira entre irmãos e amigos. Mas você sabia que é neste momento que os acidentes vasculares cerebrais – conhecidos como AVC ou derrames – ocorrem com maior frequência?

Pessoas matutinas e pessoas noturnas

Você já deve ter se deparado com amigos e parentes que “funcionam melhor” durante o dia ou durante a noite. Isso não é algo inventado ou que possa ser modificado. O corpo de cada um funciona melhor em determinados horários, isso é biológico.

É preciso respeitar o próprio corpo e, se isto começar a atrapalhar a vida pessoal, ir a um médico, investigar seu organismo, seu ritmo cicardiano, tornando sua vida mais funcional de acordo com isso. Vale à pena trocar o horário da escola e até o trabalho, não há como lutar contra isso.

Pessoas que não adéquam seu ritmo de vida de acordo com o relógio biológico podem ter suas vidas encurtadas em até uma década. Há vários estudos sobre o tema, por isso não ignore os sinais que seu corpo estiver te dando. Obedeça!

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×