O Paraná volta a enfrentar um fim de semana gelado, com previsão de temperaturas negativas e geada em várias regiões do estado, conforme apontado pelo Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). A queda acentuada na temperatura será provocada pela chegada de uma massa de ar polar, que avança após a atuação de uma frente fria no oceano.
As chuvas devem se concentrar entre quinta (7) e sexta-feira (8), especialmente no Leste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do estado, onde há chance de temporais localizados com trovoadas. Segundo o meteorologista Leonardo Furlan, do Simepar, a combinação entre o sistema de baixa pressão no Litoral do Rio Grande do Sul e a nova frente fria favorece a formação de instabilidades.
“Na retaguarda da frente fria, teremos o avanço de uma nova massa de ar polar, que provocará uma queda acentuada nas temperaturas em todo o Paraná”, explica Furlan.
️
Previsão para quinta e sexta (7 e 8)
- A quinta-feira começou com nevoeiros e nuvens baixas do Centro ao Leste do estado.
- Há previsão de chuvas fracas e isoladas ao longo do dia, com maiores volumes entre o Oeste e Centro-Sul.
- As temperaturas ainda sobem no Noroeste e Norte, com máximas próximas de 28°C em cidades como Paranavaí, Loanda e Paraíso do Norte.
- A menor temperatura do dia foi registrada em Jaguariaíva, com 6,1°C, enquanto Paranaguá teve a mínima mais alta, com 15,8°C.
Na sexta-feira, o tempo segue instável, com chuvas mais abrangentes e risco de temporais, principalmente na faixa Leste, Campos Gerais e Sudeste, inclusive em áreas próximas à divisa com São Paulo.
Frio intenso no fim de semana
A partir da noite de sexta-feira (8), as temperaturas começam a despencar rapidamente devido à inversão térmica, com mínimas ocorrendo à noite, e não pela manhã, como de costume.
No sábado (9), o amanhecer será muito frio, com temperaturas negativas no Centro-Sul, Sudeste, Sudoeste e nos Campos Gerais. Cidades como Palmas e General Carneiro podem registrar -2°C, com geada moderada a forte, especialmente em áreas de baixada.
Na RMC, municípios como a Lapa devem amanhecer com temperaturas próximas de 0°C. Até mesmo o Noroeste e o Norte Pioneiro — como Umuarama, Cianorte e Londrina — terão mínimas abaixo de 5°C. As máximas também caem: Maringá, que nesta quinta atinge 27°C, terá apenas 18°C no sábado.
O domingo (10) segue frio, com temperaturas entre -2°C e 0°C em várias regiões. O Norte Pioneiro pode registrar temperaturas ainda mais baixas que no sábado.
Despedida do frio começa na próxima semana
Na segunda-feira (11), o frio ainda persiste, mas com menor intensidade. As mínimas ficarão abaixo de 10°C na maior parte do estado, com possibilidade de geada restrita ao Sudoeste e Centro-Sul.
Segundo Furlan, a umidade trazida pela circulação marítima dificultará o resfriamento mais intenso nas áreas do Leste e dos Campos Gerais, onde as mínimas ficarão em torno de 7°C a 8°C.
Ao longo da semana, a massa de ar polar se afasta, e o frio começa a perder força, especialmente no interior do estado.
fonte: tnonline