Uma menina de 9 anos morreu após ser deixada trancada dentro de um carro por cerca de oito horas, em Houston, no Texas, na última terça-feira (1º). No dia do incidente, os termômetros da cidade registraram 38°C.
Segundo a imprensa local, a mãe, de 36 anos, deixou a filha no banco traseiro de um Toyota Camry, com janelas entreabertas e uma garrafa de água, enquanto cumpria sua jornada de trabalho. O veículo estava estacionado fora da sombra, o que pode ter intensificado o calor interno.
A mulher começou a trabalhar às 6h da manhã e só retornou por volta das 14h, quando encontrou a filha inconsciente e acionou a polícia. A menina não resistiu e foi declarada morta ainda no local.
De acordo com o xerife do condado de Harris, Ed Gonzalez, é pouco provável que alguém tenha verificado o bem-estar da criança durante o período em que permaneceu no carro. A mãe foi detida no mesmo dia, mas liberada na quarta-feira (3).
“Uma linda garotinha de 9 anos perdeu a vida sem ter culpa”, lamentou o xerife. Ele reforçou que, no Texas, é ilegal deixar uma criança sozinha dentro de um veículo, independentemente do tempo.
“Nunca é aceitável deixar uma criança no carro. Simplesmente não vale a pena colocá-la em risco, por qualquer razão”, destacou Gonzalez.
Nos Estados Unidos, cerca de 37 crianças morrem por ano vítimas de insolação após serem deixadas em veículos sob altas temperaturas, segundo a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA).