Uma bezerra com duas cabeças nasceu em uma propriedade rural no município de Alvorada do Sul (PR), no Norte do Paraná, e causou comoção na família do dono, um policial militar aposentado que se mudou para o local em busca de uma vida mais tranquila.
O animal nasceu no sítio de Felício, que, após a aposentadoria, passou a criar aves e algumas cabeças de gado no interior do estado, próximo à divisa com São Paulo. A surpresa veio durante o parto da vaca chamada Mel. Um amigo da família, que ajudava no nascimento, percebeu a anomalia e imediatamente avisou Felício, que não estava no local naquele momento.
A bezerra nasceu com policefalia, uma condição extremamente rara caracterizada pela duplicação parcial da cabeça. O animal possui duas bocas, dois olhos e crânios fundidos, o que dificulta sua locomoção. Mesmo após três dias do nascimento, ela ainda não conseguiu se manter em pé por conta do peso da cabeça.
Além das dificuldades motoras, a policefalia pode provocar complicações internas que geralmente reduzem significativamente a expectativa de vida dos animais afetados. Apesar disso, a família se mostra comovida e está empenhada em oferecer os cuidados necessários para manter a bezerra viva pelo maior tempo possível.
fonte: tnonline