Reportagem G1 Presidente Prudente
A Polícia Militar Ambiental aplicou nesta sexta-feira (4) uma multa de R$ 3 mil a um sitiante, de 62 anos, por maus-tratos a uma égua em Rosana (SP).
Após receber uma denúncia, a equipe de fiscalização compareceu à propriedade rural e confirmou que o sitiante estaria colocando a égua para trabalhar em condições inadequadas. O animal estava fraco, ferido e com mais da metade do período de gestação já em andamento.
Ainda no momento da vistoria, os policiais constataram que o equino estava atrelado a uma carroça.
O flagrante de maus-tratos rendeu ao responsável um auto de infração ambiental com multa no valor de R$ 3 mil.
No entanto, além disso, a ocorrência também foi noticiada à Delegacia da Polícia Civil, que irá apurar a suspeita do crime de maus-tratos, previsto no artigo 32, da lei federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, com uma pena de detenção, de três meses a um ano, e multa.
A égua foi apreendida, mas, devido à impossibilidade de uma destinação imediata diferente, permaneceu sob a responsabilidade do sitiante.