Desde sexta-feira (01/07), o ICMS do combustível teve a alíquota reduzida no Paraná. A medida obedece a uma lei federal que limita o índice a um teto de 18%. Para garantir que a redução chegue até o consumidor final, o governo apelou aos Procons para que fiscalizem os postos.
“A gente acredita que não vamos ter maiores dificuldades, mas vamos fazer esse monitoramento para ver se algum posto faz um levantamento do preço antes para depois poder aplicar esse ICMS reduzido”, disse o diretor do Procon de Londrina, Thiago Mota.
O Procon de Londrina fez uma pesquisa na semana passada e informou que a expectativa é de que o litro da gasolina reduza cerca de R$0,50 a R$0,60. A recomendação aos postos é que deixem os valores visíveis ao consumidor.
O diesel não deve sofrer alteração. “O diesel possui uma alíquota menor, de 12%, e como a redução no Paraná foi para 18%, a alíquota do diesel ainda está mais vantajoso. Já o etanol é provável que abaixe para poder acompanhar a gasolina”, informou Mota.fonte: tarobanews.com