De todas as áreas que foram afetadas durante o atual período pandêmico, a economia obteve destaque. Em todo o território nacional, a taxa de desemprego se aproximou dos 15%, batendo um novo record em comparação aos anos anteriores a 2021.
Em meio ao desemprego, o e-commerce tem se mostrado uma saída vantajosa para pequenos empreendedores, que surgiram em peso nos últimos dois anos. Segundo dados fornecidos pelo MCC-ENET, primeiro indicador a fazer um acompanhamento sistematizado da evolução dos preços do varejo online brasileiro, o comércio online cresceu 73,88% no ano de 2020. No primeiro semestre de 2021, o aumento foi de quase 14%.
Para o economista Luiz Paulo Pedroso de Almeida, a pandemia trouxe junto com o isolamento social uma dificuldade na comunicação pessoal e em sociedade, fazendo com que assim, as mídias sociais se tornassem uma saída tanto para a interação como para o comércio.
Plataformas como o Instagram, se tornaram o principal suporte para microempresas. O fácil alcance para a população, design convidativo e anúncios são atrativos para o consumo da população, que também sofreu alterações durante a pandemia. A pesquisa “Barômetro Covid-19” aponta que o país registrou um aumento de 30% em compras on-line durante a pandemia.
A microempreendedora guaraciense, de 19 anos, Vitória Neves, fundou sua loja de lingerie em agosto de 2020, o que veio a se tornar sua principal fonte de renda. A @store_vn_ iniciou com o objetivo de conseguir dinheiro extra e foi um pulo para a independência financeira.
Voltada para mulheres de corpos reais, o catálogo da marca atende várias medidas e tamanhos, espalhando empoderamento e sensualidade para o público feminino, foco de Vitória.
Um ano após o início, a página no Instagram chegou a marca de 1.126 seguidores, sendo a principal ferramenta de trabalho da empreendedora. A expansão de seu negócio foi tão grande que, as entregas que anteriormente eram feitas apenas pela região de Guaraci, hoje são feitas também pelos correios, para todo o Brasil.
Este é apenas um exemplo do empreendedorismo digital, que tem crescido dia após dia ao redor do mundo, trazendo comodidade aos consumidores, que podem realizar suas compras em poucos cliques, e também para os empreendedores, que passaram a cortar despesas antigas, como o aluguel.
Outra pesquisa, realizada pelo Ebit|Nielsen, mostra que 95% dos brasileiros devem optar pelo comércio online, mesmo após a pandemia, o empreendedorismo digital traz grandes promessas para a volta da normalidade.
Por Paloma Ferraz