Pois, pois, muitos moradores de nossa microrregião estão esperando ansiosamente o seu momento de vacinação em combate ao Covid-19. Ao final dessa semana, a imunização no Brasil começou a dar resultados positivos, o principal deles é a queda na média do número de mortes em decorrência da doença.
Mas como anda o ritmo da vacinação em seu município da população em geral? Fizemos um levantamento em 20 cidades de nossa região levando em conta dados oficiais disponibilizados nos sites e/ou nas páginas oficiais do facebook de cada local.
Santa Inês é o município que lidera esse ranking com alguma sobra, está vacinando moradores com 35 anos ou mais. Por outro lado, a vacinação em Lupionópolis está mais lenta. De acordo com os dados oficiais eles estão imunizando munícipes com 55 anos ou mais do público em geral. Veja acima a tabela que fizemos das 20 cidades pesquisadas:
Sempre é bom enfatizar que o número de doses disponibilizadas por cada regional de saúde é proporcional ao número de habitantes do município.
LUPIONÓPOLIS “TÁ DEVAGAR”
Ao colher informações referentes ao ritmo de vacinação de cada local, fomos atrás de saber como está a distribuição das doses. Pesquisamos através do “Vacinômetro” atualizado que está publicado no site oficial da cidade.
Através desses dados podemos comprovar que o município de Lupionópolis “tá devagar”. Veja só o informativo da população em geral vacinada comparado ao município vizinho de Cafeara:
Cafeara vacinou 334 moradores com a primeira dose, Lupionópolis 105. Isso dá um percentual de 3 vezes mais para os Cafearenses. Em Guaraci por exemplo, foram vacinados 553 pessoas do público em geral. Cinco vezes mais comparado a Lupionópolis.
Além disso, o vacinômetro de Lupionópolis informa que foram recebidas 2.845 doses e foram aplicadas 2.746. Se as informações estiveram corretas, o município está com 99 doses armazenadas neste momento.