Durante a realização de certame licitatório para aquisição de medicamentos, material e equipamentos hospitalares no município de Lupionópolis, os membros da comissão de licitação descobriram de que os fornecedores estavam se comunicando entre si com o intuito de combinar os valores dos lances, impedindo assim a concorrência de preços e consequente barateamento dos itens.
O Setor de Licitação, com respaldo do Procurador Jurídico e do Controle Interno, agindo de forma rápida, interveio cancelando imediatamente a sessão, tudo em obediência aos princípios constitucionais que regem a administração pública.
A suspeita de conluio foi reportada ao Ministério Público ainda durante a sessão e os fatos lavrados em ata. O Prefeito José Antônio parabenizou toda equipe de licitação e assegurou que a transparência é e continuará sendo um dos grandes pilares de sua administração.
O município de Lupionópolis está no 39º lugar no ranking de transparência de todo o Paraná, segundo o Tribunal de Contas do Estado. A prefeitura também informou que está fazendo um novo trâmite para compra de medicamentos para a população.