Via: Paiquerê
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) enviou orientações às 22 Regionais de Saúde para a implementação das medidas de prevenção, controle e testagem para Covid-19 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).
O Paraná foi o primeiro estado a anunciar o plano para a implantação da testagem nas instituições de longa permanência em todos os municípios do estado.
A testagem abrangerá cerca de 350 instituições públicas, filantrópicas e privadas, que abrigam aproximadamente 10 mil idosos e que têm perto de 6 mil profissionais atuando diariamente.
Em entrevista à Paiquerê 91,7, Maria Lúcia Lopes, diretora da 17ª Regional de Saúde, explicou quais instituições estão na listagem de preocupações.
“Essa nossa técnica muda algumas coisas importantes. Por exemplo, ela exige a reorganização de todo o espaço físico: no máximo quatro idosos por quarto, dois metros de espaço entre um e outro, substituição de atividades coletivas próximas por atividades isoladas”
O Ministério Público também tem orientado a testagem dos idosos que residem nas instituições, principalmente em cidades onde já foram registradas contaminações. O Paraná tem a quinta maior população idosa do país, com um contingente de 1,7 milhão.