O famoso home office tem se tornado mais constante a cada dia, durante a pandemia várias pessoas passaram a ter seu escritório mais perto, em sua casa. Isso tem feito a vida social e o contato pessoal diminuírem. É claro que há outros fatores para serem somados, mas tudo isso tem um impacto no nosso psicológico.
Recentemente, a revista científica The Lancet publicou uma série de revisões de artigos e estudos sobre os efeitos psicológicos durante a epidemia da Síndrome Respiratória Aguda (SARS) em 2002. A verificação mostrou que 29% das pessoas tiveram estresse pós-traumático (TEPT) e 31% apresentaram depressão após o isolamento.
A especialista em neurociência aplicada à arquitetura Priscilla Bencke, diz que é necessário usar o espaço de forma inteligente para diminuir os efeitos mentais causados pela pandemia. Para ela, é possível criar um ambiente multissensorial decorando a casa com fotos de família, pisar na grama, ouvir músicas que possam acalmar, entre outras coisas.
Priscilla ainda aponta um outro estudo feito na Dinamarca que pedia que as pessoas descrevessem uma memória feliz. Esse trabalho revelou que 62% das pessoas tem a memória com ligação direta a condições multissensoriais e 59% tem ligação com o emocional. Ela afirma que tudo depende de como cada um de nós vai decidir lembrar desse momento.
Para que possamos fazer isso, a especialista dá algumas dicas como:
- Cuidar da luz do ambiente, já que a luz branca pode gerar estresse e dores de cabeça, porém a luz natural em excesso também pode causar danos ao sono;
- Ficar muito tempo sem claridade ou luminosidade faz com que seu cérebro danifique o seu relógio biológico, pois não percebe o dia passar;
- Tenha um espaço livre de ruídos ou barulhos, o silêncio é importante para evitar erros e aumentar a produtividade;
- Adeque o ambiente para não ter desconfortos físicos, uma almofada na cadeira pode ajudar a lombar por exemplo;
- A última dica é sempre se manter em movimento, mesmo dentro de casa. Se você trabalha com um notebook, pode digitar em pé ou usar o chão como aliado, isso fará você se movimentar mais!