A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (SP) confirmou, nesta segunda-feira (2), o registro do primeiro caso suspeito de coronavírus na cidade. Contudo, o caso ainda não foi considerado suspeito pelo Ministério da Saúde.
Trata-se de uma mulher de 21 anos que, em São Paulo (SP), durante o Carnaval, teve contato com uma prima que veio do Japão, também com a suspeita da doença.
O material colhido para análise foi encaminhado para o Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo, e o resultado ainda está sendo aguardado.
“Os sintomas do coronavírus são parecidos com os de uma gripe e, como temos que respeitar os protocolos, foi colhido o material da paciente no mesmo dia em que ela se apresentou no hospital”, explicou o secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto.
“Tivemos a informação de que essa pessoa, no Carnaval, teve contato com uma outra pessoa que esteve no Japão. Em função disso, tomamos as medidas necessárias. O resultado deve sair ainda essa semana”, disse o secretário.Ainda conforme informações de Valmir da Silva Pinto, a paciente não precisou ficar internada. Ela está em isolamento social em sua casa, junto aos familiares, e permanece sendo monitorada.
“Não houve agravamento ou absolutamente nada que pudesse justificar uma internação ou isolamento hospitalar da paciente. Ela foi atendida, em um primeiro momento, em hospital particular e chegou ao local com sintomas de gripe, coriza, dor de garganta”, acrescentou.