O pacote econômico apresentado pelo governo nesta terça-feira (5) ao Congresso Nacional prevê a junção de municípios pequenos que não arrecadam o suficiente para cobrir suas despesas. A medida foi anunciada pelo líder do governo no Senado Federal, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).
De acordo com Bezerra, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dá um prazo até 2024 para municípios com menos de 5 mil habitantes alcançarem uma arrecadação equivalente a 10% das despesas. Se não alcançarem essa receita, a medida prevê a junção de cidades em uma só.
Em nossa região, se nada mudar até 2024, 17 municípios serão afetados, são eles: Lupionópolis, Lobato, Cruzeiro do Sul, Itaguajé, Iguaraçu, Nossa Senhora das Graças, Munhoz de Mello, Atalaia, Prado Ferreira, Paranapoema, Ângulo, Cafeara, Inajá, Flórida, Miraselva Santa Inês e Jardim Olinda.
No Paraná, a medida pode afetar cem municípios segundo estimativa do IBGE divulgada no último dia 2 de setembro. Eis a relação dos municípios paranaenses com menos de 5.000 habitantes.